Você tem duvidas na hora de aplicar o branco na tatuagem e não sabe muito bem como fazer, acha que não fica direito na pele? Então fica aqui que eu vou tentar te dar um a luz pra você colocar as luzes na sua tatuagem corretamente.
Tinta branca na tatuagem e seus tabus
Tinta branca é um assunto complicado, algumas pessoas usam de forma errada outras pessoas tem expectativas diferentes da realidade do que essa tinta proporciona no trabalho, ela é muito útil, muito interessante mas você não pode deixar seu trabalho depender só disso.
Ela é a Cerejinha do bolo, eu vou te explicar as particularidades e a melhor maneira de aplicar, não só na hora de pigmentar Tecnicamente como também de construir as imagens o desenho e a Tattoo para levar o branco no final.
Tons e características da pele
Beleza então é o seguinte a primeira coisa você tem que saber é! Toda pele tem um tom mais claras outras mais escuras então todas as cores que a gente usa na tatuagem temos que levar em consideração o tom da pele e o tom da cor.
A tatuagem funciona com acúmulo de pigmentos, então o pigmento ele vai ser somado, acumulado sobre o tom da sua pele e se a sua pele tem tons claros você consegue sobrepor com tons de cores mais claro que a pele do cliente, e se ele tem um tom mais escuro você fica limitado a tons próximos ao tom da pele da cliente ou mais escuro que a pele dele.
Isso na prática já é um limitante então de modo geral a gente não consegue usar tons muito claros em peles morenas e negras, eu vou escrever um post falando só sobre esse assunto inclusive de tatuagem em pele negra que é uma outra questão muito polêmica e acho que vale muito esclarecimento aqui mas eu tô esperando o momento certo.
Também quero abordar os aspectos sócio-culturais dessa questão mas, voltando aqui sobre a tinta branca ela é uma exceção porque normalmente a gente não aplica tons mais claros do que a própria pele porque não pega! não pega mesmo, ele pode até na hora aparecer alguma coisa mas ele vai sumir.
Porque ele vai ser englobado pelo tom da pele, pela melanina fazendo com que essa tinta branca simplesmente suma, qualquer pele por mais clara que esteja vai ser mais escuro que o branco porque na sua fórmula já tem uma certa diferença.
Características da aplicação do branco na pele
Perceba que a tinta branca ela geralmente é mais espessa, mais leitosa quando você limpa ela suja, borra tudo. Isso porque ela é feita para pigmentar um pouco mais na pele já que ela é mais clara do que os tons de pele que a gente encontra por aí e por causa disso ainda que ela seja um pouco diferente na sua formula e feita para apimentar sobre a pele que é mais escura, ela não vai ficar 100%.
Ela tende a esmaecer com tempo em algumas peles mais do que em outras, tende a dar uma leve sumida perder o branco e ficar um pouco menos branco enfim. Ela também não serve para pintar grandes áreas de forma muito sólida ela não tem capacidade de chapada de branco fazer um bloco branco pintadão que aquilo ali com o tempo vai desbotar vai ficar manchado não é a maneira certa de você usar o branco.
Aplicação High light
Em Realismo preto e cinza alguns tatuadores usam o branco com uma Magnum para fazer pintura geralmente diluído e geralmente não é sólido mas sim só umas passadas para dar umas clareados na pele mas em geral a gente usa o branco com agulha de linha para fazer pequenas assentos de branco pequenos High light assento de luz em áreas muito pontuais da nossa imagem ao final de tudo.
Porque que no final? normalmente a gente já tem esse cuidado ou deveria ter, de fazer a pigmentação dos escuros para os claros para não manchar a tinta que você esta usando na pele, ou seja vamos supor, eu tracei tudo de preto e aí eu tenho três cores para usar um vermelho escuro, um azul e um amarelo clarinho.
Se eu fizer primeiro esse amarelo claro na hora que eu passar esse azul ou esse vermelho e ficar limpando com papel, borrando passando em cima ele pode penetrar nos poros onde tem um amarelo claro que já estão abertos e pode manchar tanto na hora e atrapalhar apresentação no trabalho na hora de fotografar como também depois pode correr umas manchas.
Porque você tá jogando aquela tinha ali por cima de onde você já pintou de amarelo claro por exemplo podendo manchar aquela tinta Clara o ideal é que você faça do mais escuro para o mais claro por causa disso, então seu raciocínio já tem que estar acertado e moldado para isso.
Deixando por último as cores mais clarinha porque aí você não corre o risco de manchar tanto assim e o branco é a última coisa porque ele é a cor mais clara é mais fácil de ser manchada de qualquer detalhezinho que você contaminar o branco já era.
Algumas pessoas usam até uma agulha nova só para usar o branco porque a agulha pode estar suja com outros tons de tintas e tem que lavar ela muito bem para ter certeza que não tem nenhum resquício de tinta ali que vai misturar na ponta e que vai deixar de ser branco real, e aí como é que agente faz para aplicar o branco? O ideal é que você use uma agulha não tão fininha para ela ser um pouco mais presente e aparecer um pouco mais a pigmentação.
Agulhas recomendadas
As melhores em minha opinião são as de 7, 9 e 11 enfim, o que for mais adequado para o trabalho você tá fazendo, o branco ele vai ser a área mais clara do desenho High light aqueles fios de luz aqueles brilhos bem delicados bem pontuais que vão destacar aumentar o contraste luz e sombra.
Porém como ele é uma cor que não fica tanto e perde com o tempo para ele ser mais efetivo você tem que ter duas atenções principais.
1- posicionar estrategicamente no seu desenho próximo de áreas muito escuras, porque o contraste dessa área muito escura onde se aplicar o branco vai enaltecer, destacar esse branco e se você aplicar esse branco em uma área muito clarinha ele vai ficar com pouco contraste e ter pouca diferença entre esse branco e o tom claro seja um tom da própria pele eu seja uma cor clarinha você colocou.
Então se estiver posicionado aí perto de cores, ou seja áreas pequenas de luz perto de áreas bem escuras, você vai entrar ali com branco e destacar mais ele e aí entra na segunda função do branco
2- As vezes você tem áreas muito estreitas, linhas muito próximas em uma área que você sombreou ou e deixou um filete muito fininho de pele para fazer essa luz quando você entra com branco você preenche essa área com uma tinta que vai fazer com que ela se coloca ali e separe as tintas que estão próximas ela se impõe e ela separa essas áreas.
Ou seja a tatuagem com o tempo tem uma tendência a expandir um pouco principalmente as linhas dando uma certa inchada, então se você tem uma linha preta e outra linha preta e um espaço de pele fininho entre essas duas linhas, com o tempo essas duas linhas pretas vão inchando e se encostando cada vez mais.
Se você passa um branco ali no meio você impôs uma tinta que vai separar melhor essas duas áreas escuras e isso faz com que você consiga dar essa margem para que não inche e não se expanda tanto essas áreas escuras com o tempo.
Esse também é um uso interessante do branco que vale ser pensado. Outro fator é que além de você ter que posicionar o branco perto dessas áreas escuras, você tem que experimentar ele de uma maneira específica para que ele realmente pegue porque o branco não é fácil de pegar você vai ter muito cuidado para não machucar pele do cliente.
Atenção na passada
Mas a verdade é que você tem que usar o branco de uma forma muito mais devagar na hora que você for traçar do que se você fosse fazer um traço de preto por exemplo, então normalmente a gente insiste muito mais.
Além de passar devagar você insiste vai e volta na mesma área para ter certeza que aquele branco pegou de verdade sim, é mais difícil de pigmentar e por isso a gente tem que insistir um pouco mais para que ele pegue.
O branco é mais grosso, mas denso, mais leitoso porque tem mais pigmentos para estar mais presente ali para ele conseguir ser enxergado na pele mas às vezes prejudica porque minha tinta muito grossa ela às vezes não entra tanto com agulha direto nos poros, não atravessa as camadas e não chegam a gente quer que ela fique depositado.
Então às vezes vale você dá uma gotinha de diluente eu pegar a agulha que você encharcou de branco e enfiar uma pontinha de levinho no seu copo de água para dar uma certa quebrada na tinta e ela ficar um pouco mais líquido é um pouco mais fácil de ser penetrada não muito para não ficar muito rala mais uma leve quebradinha quando o branco é leitoso demais, vale para fazer ele pegar um pouquinho mais fácil.
Então beleza agora você sabe mais ou menos com aplicar o branco na pele? Como você raciocina isso no desenho? Como é a criação de uma imagem de uma tattoo que vai levar o branco? Como eu disse que não pode depender dele não pode pensar que no final você passa branco para dar às luzes. Não!
Dica bônus
Você tem que deixar as áreas claras e as áreas de brilho o suficiente para sustentar o volume dessa imagem, a construção daquela imagem mas, os detalhes mais pequenininhos os cantos estreitos as linhas dos fios de cabelo os brilhinhos dos olhos os pontos de altas luzes são esses lugares que vai aplicar o branco.
Então é importante você pensar que esse menores lugares são os mais ideias para você aplicar o branco podendo tanto fazer uma linha acompanhando o contorno formato dessas áreas ou fazer pontos em que vão ser os destaques.
Você tem um mente na hora de construir seu desenho a ideia de que em algumas áreas específicas vai ter essas pontuais assentos de luz, se bem utilizado o branco é a cerejinha do bolo, ele é o que vai fazer um trabalho que tá interessante ficar do caralho, fica chamativo, ficar bonitaço.
Existe esse mito aí de aplicar o branco só para tirar foto porque depois ele some. Sim! você tem que ter em mente isso e inclusive informar o cliente que pode ser que o branco caia a cor com tempo é a cor que some mais rápido mas, se bem aplicado ainda que ele não fique 100% Branco ele vai pelo menos descer um pouco o tom da pele ou seja ela vai clarear um pouquinho ainda que seja aquela área e para dar aquela qualidade luminescência.
Conclusão
Essa foi uma introdução à como usar a tinta branca de como pensar o raciocínio do banco na tattoo isso pode usar em estampa de uma tatuagem colorida para ressaltar essas brilhos, quanto para tatuagens preto & cinza sombreadas em que você não enaltece mais ainda essas luzes.
Isso é muito utilizados para realismo ou para qualquer outro tipo de trabalho podem ter esses assento de branco beleza Isso é o que eu tinha para falar sobre o branco espero que vocês tenham curtido forte abraço valeu e até a próxima.
0 Comentários