Pomada anestésica para uma questão polêmica no meio da tatuagem, geralmente quem tá começando a se tatuar costuma perguntar para seu tatuador se não existe uma anestesia uma opção com menos dor. Quem nunca se viu diante desse desse tipo de situação né? hoje vamos falar um pouquinho sobre os diferentes tipos de anestésicos e quais são os prós e os contras para você fica resguardado na hora de orientar seu cliente.
Procedimentos para pomada anestésica na Tattoo
Fala galera beleza bem-vindos neste post eu trouxe uma questão bem polêmica tem muita gente perguntas sobre: Existe alguma anestesia que pode usar ou as vezes o cliente já ouviu falar de alguma, ele já chega te perguntando, já ouvi falar de tal pomada, de tal produto.
Essa é uma questão um pouco séria, na verdade bastante! Então tem alguma coisas que eu acho importante trazer e alertar aqui para gente não só ficar mais consciente como um todo evitando problemas ou algum tipo de surpresa que pode ser desagradável na hora de fazer o procedimento.
E também para saber quais são as questões até mesmo legais envolvidas sobre o uso de anestesia dentro da da tatuagem, então o mais importante para falar aqui é! o tatuador não é um profissional que tem capacitação de lidar com anestesia.
Precauções e responsabilidades
A verdade é um tatuador não é um profissional que tem capacitação para lidar com anestesia, não pode indicar, não pode sugerir e não pode aplicar não tá dentro das atribuições profissionais dele, não tá dentro da sua bagagem de expertise da profissão.
Então pode sim! dar algum tipo de problema vamos supor que se você tem um azar, e alguém tem uma reação alérgica a determinado tipo de produto ao se responsabilizar por isso, quando você se propõe a aplicar ou indicar, você tá criando uma responsabilidade para você, sobre o quê aquilo pode causar no seu cliente
Por não ter essa propriedade, Por não estar autorizado a lidar com o medicamento indicado e isso pode realmente trazer algum tipo de aplicação como por exemplo, alguém resolve te processar esse tipo de coisa pode ser bem sério.
Postura profissional
Então a postura principal que eu recomendo é você se eximir de sua responsabilidade, geralmente quando um cliente me pergunta se existe algum tipo de anestesia eu falo.
Olha até existem opções no mercado mas eu não posso te indicar, e nem posso estar envolvido na aplicação porque não é minha responsabilidade como tatuador e isso pode dar problema.
Não tem problema nenhum você falar, olha eu não não sou médico eu não entendo disso então eu não posso te garantir, você pode até consultar algum anestesista que talvez te indique algum produto que você vai encontrar em uma farmácia.
É uma parada mais complexa do que parece pois tem que ter muita atenção! É claro que a gente sabe que existem opções, que as pessoas já usam independente do nosso controle ou não. Algumas pessoas vão querer usar porque já conhecem, já estão acomodados eu prefiro pessoalmente não fazer propaganda para não estimular isso.
A não ser em casos muito específicos e aí a gente não pode também ser hipócrita tipo, eu já tatuei clientes que estavam com de pomada anestésica em diferentes situações até mesmo para eu conhecer para eu lidar mas geralmente as situações mais controladas e que tem um histórico de usar antes e não ter nenhum tipo de reação.
Regulamentação
Mas você tem que saber o que tá envolvido quando você for tomar essa decisão, é muito comum o cliente dizer, me falaram que tal pomada dá para usar! E ainda sobre essa questão legal, é importante para você entender que não existe um produto oficial que seja a uma anestesia feita para tatuagem pelo menos não No Brasil
Existe alguns cremes aí eu não vou falar o nome aqui mas quem conhece sabe que eu tô falando Tem sigla do nome inclusive que são vendidos aqui mas de forma clandestina porque eles são produzidos na China ou talvez em alguns outros mercados internacionais dependendo da maneira como é regulamentado.
A questão é que no Brasil somente produtos reconhecidos pela ANVISA podem ser comercializados como produtos de tatuagem e que já foram testados e constatado que não tem problema, obviamente é uma burocracia complicada para regulamentar.
Tem os produtos que vendem na farmácia também que são anestésicos que a galera usa na pele e tudo mais para diferentes usos mais nenhum deles é pra tatuagem.
E se rolar um cliente novo que às veze ta inseguro, tá com medo de sentir dor, você pode trabalhar nessa questão psicológica e explicar para ele que isso varia de pessoa para pessoa tem gente que sente mais outros que sentem menos dor e você de fato só vai saber quando você fizer.
Questão psicológica
Mas você pode começar por uma menor, e mais simples então vai ser tranquilo você sabe vai conseguir terminar mesmo que doa um pouquinho, dai você já vai conhecendo o seu nível de dor, e dai por diante você terá todo esse trabalho.
O cliente mais experiente já sabe o que ele sente antes de conhecer a pomada e depois não quero mais saber de outra vida, alguns realmente só conseguiram fazer trabalhos maiores com o uso da pomada, é um pouco mais raro mais eu conheço e tenho casos de clientes que sentem muita dor e só tatuam com fechamento de perna, braço e costas porque fazem o uso da anestesia.
Esses são casos excepcionais porque o mais comum é que as pessoas se sintam um incomodo ela conseguiu aguentar tranquilamente a não ser pessoas que tem realmente uma sensibilidade maior a dor.
É importante que você esteja ciente como tatuador, de passar para o seu cliente algumas outras implicações que eu vou falar especificamente dessa que a galera tá usando bastante agora e que vem da China que a galera revenda aí, essa é que tá mais famosa eu já tive alguma experiência.
Eu vou falar um pouco da minha observação, um pouco do que eu prestei atenção e do que ela implica e o que ela muda durante o trabalho da tatuagem. Porque ela realmente influencia em alguns fatores, não é igual tatuar com e sem a pomada ela vai anestesiar vai deixar algumas horas anestesiado para algumas pessoas mais para outras menos.
Tempo de efeito e riscos
Eu já vi ficar 2 horas e também já vi ficar 6 horas dormente isso pode ser bem útil e interessante, existe um risco de reação alérgica a gente sabe que existe, então eu não sei, não tenho conhecimento para saber qual são os fatores envolvidos.
Existe também o risco de você não poder passar mais do que a quantidade recomendada por conta do risco de choque anafilático, então já começa pelo fato do controle de qualidade como não é produzido e regulamentada aqui, e ainda é da China que é um lugar que agente sabe que não tem muito controle nesse quesito é muito comum ter variação na formula, em uma dar um efeito e em outra não da então, isso já é um problema por si só.
E aí durante a tatuagem eu notei algumas questões a primeira é que ela altera sim a consistência da pele de um modo geral eu sinto que a pele talvez por ficar com menos irrigação de sangue no local, ela dá a entender de que diminui a circulação de sangue tanto que muda um pouco a cor fica com uma mancha meio esbranquiçado onde ela foi aplicada.
Reação da pele
Tenho a impressão que fica mais fácil de ferir quando tá tatuando, sinto que ela perde um pouco da elasticidade, perde um pouco da resistência e fica com mais risco de ser agredida. Então isso é perigoso em dobro por ter essa mudança de consistência e machucar e ai somado ao fato de que o cliente tá anestesiado você tem menos um fator de alerta ou seja menos uma maneira de garantir que não tá machucando.
Que seria aquela ração do cliente tipo, ta doendo mais do que deveria meio que agredido a pele. Então ele não tem esse feedback para te dar e aí você tá com a pele que é uma consistência diferente do que você está acostumado e você perde um pouco da noção de até onde pode machucar ela ou não, porque realmente é uma mudança de consistência.
Só isso já é uma coisa que eu observo que tem mais risco por machucar e ter problemas durante a cicatrização por exemplo, criar casquinha, virar uma ferida, e aí alem disso essa questão é de mudar a consistência da pele durante a tattoo eu acho isso que influencia e muito no depois quando ela começa a voltar ao normal e iniciar o processo de cicatrização, muito provavelmente toda essa alteração que deu ele vai prejudicar.
E eu já notei que experiências empíricas e testes até mesmo na mesma pessoa uma tatuagem que tinha pomada e depois na outra que não tinha para continuar o projeto a diferença é que foi no pós de modo geral a tatuagem que recebeu anestesia quando ela vai cicatrizar eu vejo que ela fica muito mais tempo inchada dolorida e avermelhada e que de modo geral apresenta mais falha.
Depois que cicatriza provavelmente por essa questão que eu falei de machucar um pouco mais e alterar a consistência do local. Então se ela é um artifício que é muito necessário tem que fazer e é uma coisa que eu não consigo evitar, e sei que realmente não tem outro jeito mesmo assim você se exime da responsabilidade.
Você não vai acompanhar isso, indicar mais, vezes a pessoa quer usar. E aí ciente de que provavelmente vai ter mais falha você vai precisar de mais de retoque, vai ser um pouco mais incômodo o pós tattoo.
Então ao mesmo tempo que ela melhora a sensação durante a tattoo, ela te deixa mais dias pra recuperação do local tatuado eu já vi uma pessoa que ficou três dias com a perna inchada e avermelhada Por que durante a tatuagem usou anestesia e machucou muito e aí ficou inchado e demorou a sumir.
Tempo médio de duração
E tem uma questão que durante o procedimento também que é o seguinte ela fica anestesiada, e aí quando você fere o local, vamos supor anestesiou tudo e começou a tatuar e traçou a tatuagem inteira e quando você terminar de traçar é possível que o efeito já esteja já passando por que a medida que se vai machucando local se nota que vai perder o efeito da anestesia.
E aí dependendo do tipo de tatuagem que você tá fazendo, por exemplo um neo tradicional e você fez toda linha, faz a sombra e depois você ainda vai fazer a cor por cima, quando você já estiver nesta etapa provavelmente já vai estar sem efeito.
Isso é bem comum e o problema é, como a pessoa não se acostumou com a dor desde o início quando passar o efeito a dor virá toda de uma vez, e mais intensa porque é um local que já tá machucado e a pessoa não tava sentindo e de repente ela vem toda de uma vez.
Então às vezes gera um efeito até pior, no começo é muito mais fácil mas aí quando passa é muito mais insuportável porque a pessoa não começou se acostumando com aquela dor segurando a onda, ela se colocou numa postura psicológica de estar muito confortável e do nada tem que lidar com toda aquela dor que ela nem sabia que tava ali.
E ai as vezes você aguenta a primeira passada mas aí a segunda, a terceira, fica bem mais dolorido dependendo do tipo de trabalho como um Realismo por exemplo que você vai todo por área é muito mais fácil de isso não acontecer, porque aonde você machucou na aplicação você não volta mais e a área que ainda não machucou ainda tá anestesiado, e se você vai evoluindo de um lado para o outro é um pouco mais fácil de você driblar essa característica.
Conclusão
Essas foram as minhas experiências até para testar e conhecer para saber o que eu tô falando aqui e também saber o que falar para o cliente sabendo como lidar com as situações que acontecem com frequência, agora que tá ficando mais famoso essa parada de anestesia em tattoo fica cada vez mais frequente a gente ter que lidar com isso.
Essa é minha opinião eu acho que é importante alertar vocês e alertar os clientes de modo geral para mim não não é oba-oba com esse lance de anestesista tem que ter muito cuidado e muita responsabilidade e saiba que essencialmente você nem pode recomendar e tudo mais então se resguarde para depois não dar problema forte abraço e até a próxima.
0 Comentários